Uma nova forma de se aprender educação financeira

Deu um mega match, uma excelente combinação, entre a Fluxonomia e o curso Tranquilidade Financeira e isso será muito útil, para todo mundo que quiser aprender uma nova forma de educação financeira onde o foco é acessar e sustentar a abundância.

Para acessar a verdadeira abundancia é preciso aprender a enxerga-la e para isso é preciso mudar tanto a intenção do olhar como também as nossas ações diárias.

O que aprendemos até agora sobre dinheiro e recursos financeiros, serviram bem para a era da escassez, mas hoje não é mais o suficiente, pois estamos entrando numa nova era, a era pós-digital e nela a abundância já está disponível, basta aprender a acessa-la.

A abundância está naquilo que cresce de forma exponencial, portanto é preciso reaprender a cuidar e a usar todos os nossos recursos,inclusive os financeiros de forma exponencial, só assim conseguiremos manter e sustentar a abundância.

O dinheiro é um dos poucos recursos que permeiam e impulsionam todos os outros aspectos de nossas vidas e o futuro dele (o dinheiro) já começou, trazendo imensas novidades as quais já estão impactando a forma como interagimos, principalmente com nossos trabalhos e nos nossos relacionamos interpessoais.

Novas formas de economias (criativa, compartilhada, colaborativa e multimoedas) já são realidade e crescem suas participações no PIB mundial, ano a ano.

Já existem novas moedas como as criptomoedas (bitcoins), novas formas de remuneração do nosso trabalho (em multimoedas, por exemplo) e também novas formas de ganhar, gastar e investir os recursos financeiros (por exemplo: mineirar bitcoins, retomada de escambos, investidor anjo, democratização de plataformas de investimentos, etc).

Isso tudo já está mudando e impactando a nossa vida, o nosso jeito de viver, diariamente.

É por isso que fazer tudo como sempre fizemos não tem dado mais o resultado esperado.

A sensação que temos é que precisamos  fazer mais esforço e aí que a grande maioria das pessoas erra, não é fazer  mais esforço, é mudar o jeito de fazer.

Quem já percebeu isso, está buscando novas ferramentas, está buscando reaprender a conectar as experiências passadas a nova realidade e isso será constante a partir de agora, seremos eternos apreendedores desse mundo em transformação.

Foi para isso que eu criei o curso Tranquilidade Financeira, para ajudar as pessoas a enxergarem uma nova abordagem sobre a educação financeira, uma nova forma de acessar e potencializar os recursos disponíveis e a partir disso torna-los abundante e principalmente, sustentar essa abundância.

A proposta do curso não é apenas ensinar como funciona o dinheiro, mas também como usa-lo de forma exponencial conectando essas ações a um plano personalizado de investimentos o qual será desenhado pelo próprio aluno para atingir seus objetivos de vida.

O esperado ao termino do curso, não é só que o aluno esteja com sua vida financeira organizada, mas que também tenha mais do nosso recurso mais precioso, o tempo, libertando-se da correria do dia-a-dia, saindo do modo de vida automático e esse tempo poderá ser investido em vivenciar uma vida melhor, cheia de propósitos e realizações.

Mas como fazer tudo isso?

Usando as ferramentas certas, do jeito certo e na hora certa.

Existem várias ferramentas que serão apresentadas ao longo do curso, mas a Fluxonomia é a principal.

A Fluxonomia é uma ferramenta de gestão, a função dela e te ajudar a enxergar o mundo como ele realmente é, nas 4 dimensões e a partir disso, você poderá enxergar os recursos já disponíveis, enxergar os recursos que ainda faltam para acessar os seus objetivos de vida e principalmente escolher como ativar, potencializar e sustentar o fluxo da abundância em sua vidas.

Você deixará de enxergar apenas os planos polarizados em 2 ou 3 dimensões e passará a enxergar todos os processos da sua vida em 4 dimensões.

Isso lhe permitirá escolher melhor, quais os caminhos, mais efetivos você deve seguir.

Utilizar essa ferramenta (muito poderosa) equivale a um míope colocar óculos com grau pela primeira vez.

A visão de qualquer cenário fica clara e límpida.

Você passará a enxergar o fluxo real dos recursos na sua carreira,  na sua empresa, nos negócios e também na sua vida, nas 4 dimensões.

Cada dimensão tem suas próprias características e atributos.

Contem os elementos que as ativam e potencializam e também representam um tipo da nova economia nessa nova realidade que estamos co-criando, são elas:

 

Dimensão Cultural: onde você vai enxergar as matérias primas (cultura e propósitos, por exemplo), intangível, economia criativa.

Dimensão Ambiental: onde você vai mapear e se conectar as infraestruturas, tangível, economia compartilhada.

Dimensão Social: onde fica a gestão, a colaboração e a celebração (para convergir potencia), intangível, economia colaborativa.

Dimensão Financeira: onde você vai colher os resultados e re-impulsionar o fluxo, tangível, economia multimoedas.

Fascinante?

Pois bem, foi o suficiente para eu me apaixonar e incorporar a Fluxonomia como a ferramenta mestra do Curso Tranquilidade Financeira.

Módulo após módulo, eu fui usando minha combinatividade (criatividade) e fui conectando e combinando os princípios da Fluxonomia com os da Tranquilidade Financeira e um novo desenho do meu curso nasceu.

Eu agora estou usando a Fluxonomia não só como ferramenta de gestão, mas também, como uma ferramenta pedagógica para ensinar essa nova educação financeira e isso já está fazendo uma grande diferença para meus alunos.

O redesenhar o curso Tranquilidade Financeira, dentro do formato do ciclo da fluxonomia, pude perceber que o meu método se encaixou naturalmente na estrutura das 4 dimensões.

Agora ficou mais fácil para o aluno entender o curso como um processo continuo, um ciclo, onde ele vai atualizar o seu mindset e construir um novo plano de vida sustentável.

Nesse novo desenho, também acessei novas ferramentas e pude incorporar uma série nova de exercícios o “Desafio dos 90 dias” no qual o aluno recebe semanalmente por e-mail, durante 12 semanas (90 dias) uma série de desafios para serem cumpridos, ao final dessa série ele preencheu as principais planilhas do curso.

Isso resolveu um dos maiores problemas do meu curso, o bloqueio com as planilhas, os alunos literalmente travavam no módulo 2 por conta de bloqueios com a matemática e com as planilhas (excel) e acabavam não dando andamento  ao curso.

O Aluno agora vai aos poucos, completando essas planilhas e ampliando o olhar para mapear seus recursos, todos eles não só o dinheiro.

Também evolui na análise e entendimento das planilhas e na hora que o aluno se dá conta, ele já está curtindo fazer as planilhas.

Vejam os feedbacks recebidos após a implementação do Desafio dos 90 dias:

Iara Biasia: “…..o Desafio 90 dias foi um divisor de águas para a conclusão do curso. Me ajudou demais a destravar do módulo 2…”

Isabel Dreyfuss: “…bora continuar no exercício de poupar e investir. já tô até achando as planilhas um brinquedo bacana! Kkkk…”

Outra mudança que ainda está sendo implantada aos poucos é o novo desenho dos módulos, após um período de planejamento elaborei um novo roteiro para o curso com novas aulas que serão agregadas e logo os módulos estarão completos e passaram a se chamar:

  1. Conhecer (Auto-conhecimento, o conhecimento dos seus reais objetivos de vida e o conhecimento do que é a Tranquilidade Financeira)
  2. Acessar (enxergar a abundância nas 4D)
  3. Cuidar (reaprender a usar o recurso dinheiro de forma exponencial)
  4. Fazer (criar o seu plano de investimento personalizado e aprender a investir)

 

Outra sacada que a Fluxonomia me trouxe foi que ela respondeu de forma efetica a uma pergunta que eu sempre me fazia: Porque as pessoas não conseguem manter a motivação para um plano de ações?

A resposta eu descobri na primeira dimensão da fluxonomia, falta às pessoas confiar em si mesmas e conhecerem os seus próprios porquês, conhecerem os seus motivos para a ação, as suas “motivações” e após conhecerem, comunicarem e comunicarem a elas mesmas em primeiro lugar, para ativar o fluxo.

Aqui, fiz uma conexão entre vários estudos meus, entre eles O Goldem Circle de Simon Sinek, A importância da presença para se ter consciência (meditação), Vai lá e Faz (da perestroika) e a Fluxonomia.

Golden Circle:

Somente quem conhece realmente os seus reais motivos é que consegue ter o compromisso, o ritmo, a paciência e a persistência que qualquer plano de mudança e transição exige.

Me reconectar aos meus propósitos de vida, saber quais eram os meus reais objetivos de vida e desenhar uma estratégia financeira para alcança-los é o que realmente me fez sair do automático e passar a viver a vida que eu sempre quis com o conforto da tranquilidade financeira instalada.

Foi quando me dediquei a esse autoconhecimento, quando destrinchei a minha própria “jornada do herói”, que o meu plano financeiro decolou, pois eu pude enxergar a abundância nas muitas dimensões da minha vida e reequilibra-la e acessa-la a partir dessa nova visão.

É por isso que uso agora a fluxonomia não só uma extraordinária ferramenta de gestão para se enxergar o novo mundo que estamos vivenciando, mas também uma excelente ferramenta pedagógica, para ensinar meu aluno a buscar essa motivação e vivenciar uma nova educação financeira, onde, mais importante do que saber o que fazer com o seu dinheiro é enxergar todos os seus recursos nas 4Dimensões e aprender a ativá-los para colher os frutos e dar inicio a um novo ciclo.

Assim garanto a vocês, deu um mega Match aqui, entre a Fluxonomia e a Tranquilidade Financeira e isso você só vai encontrar nesse meu curso, esse é o meu diferencial, combinar esses dois conceitos e entrega-los, de forma simplificada a quem quiser acessar e sustentar a abundância em sua vida.

Muito Obrigada Fluxonomia.

Ana Munhoz

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
educação financeira
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.