O Money Flow é um curso para atualizar a forma como as pessoas pensam e agem com todos os seus recursos econômicos, principalmente o dinheiro.
Através de uma série de 21 vídeos eu te provoco a refletir sobre temas relacionados a sua vida financeira que provavelmente você nunca tinha parado para pensar.
O curso traz ainda 21 propostas de exercícios e várias dicas para expandir a sua consciência econômica e financeira.
Experimente o Money Flow e reinvente a sua vida financeira.

1 – Prosperidade

Antes de começar a falar propriamente sobre dinheiro eu queria alinhar aqui com você um conceito que eu uso na minha vida e em todos os meus trabalhos, é o conceito de Prosperidade.

Segundo o Google, Prosperidade é o estado ou qualidade do que é próspero, aquilo que é bem-sucedido, feliz e afortunado.

1.que prospera, se desenvolve, progride.

Prosperidade para mim é quando eu desenvolvo as minhas capacidades, as minhas habilidades, as minhas competências e as aplico para resolver problemas dos outros ou da minha comunidade.

Prosperidade é quando eu uso o que tenho de melhor dentro de mim para ajudar a melhorar a vida dos outros.

Fazendo isso eu me sinto útil e sendo útil e me sento muito feliz.

Em geral quando nos dedicamos a gerar prosperidade ganhamos muito mais dinheiro do que quando focamos apenas em ganhar mais dinheiro.

Ana Munhoz

Prática: Liste todas as suas habilidades que podem te gerar prosperidade.

2 – Dinheiro

Dinheiro é mais um dos nossos recursos econômicos, é uma ferramenta de troca que foi inventada para facilitar a vida das pessoas.

Se ele não tá facilitando a sua vida, tem algo errado na forma como vc está usando o dinheiro.

Na grande maioria dos casos, o erro está em não perceber o dinheiro como algo relacionado ao universo emocional.

O dinheiro é uma das formas como nos relacionamos com a gente mesmo, com os outros e com o meio ambiente e esses relacionamentos, são movidos, o tempo todo, por nossas emoções e sentimentos.

Dessa forma, o nosso padrão de uso do dinheiro reflete muito os nossos sentimentos de tudo que sofremos na infância, das privações da juventude e de desgastes familiares.

Por isso, antes de aprender a organizar a vida financeira ou aprender a investir é fundamental analisar seus sentimentos em relação ao dinheiro, para estar apto a entrar no fluxo positivo de dinheiro e abundância.

Ana Munhoz

Prática: Relembre suas memórias mais fortes sobre dinheiro (positivas e negativas) e anote os principais sentimentos que lhe vem sobre essas memórias.

PS: O desenho que faço no vídeo é inspirado em Juan Melé e sua aula sobre Dinheiro e Consciência (recomendo a leitura do livro dele com o mesmo nome)

3 – Contexto de Mundo

O mundo tá mudando rapidamente, e isso faz com que o nosso jeito de viver também mude e automaticamente muda a economia.

Na era da escassez nossa vida era organizada economicamente em torno de um único recurso escasso, o dinheiro.

Agora, na era pós digital, nossa vida deve ser organizada economicamente baseada no acesso e contando com vários outros recursos.

Os principais tipos de recursos que temos são:

  • Recursos Culturais: são todas as suas habilidade e competências. Ex: sua criatividade, seus talentos, sua empatia, etc.
  • Recursos Ambientais: são todas as coisas que vc pode tocar e que podem te ajudar a exercer melhor suas habilidades. Ex um computador, um fogão, um carro, etc.
  • Recursos Sociais: toda sua rede de relacionamentos, Ex: todas as pessoas que você conhece e as pessoas que elas conhecem e assim vai. Recursos Financeiros: tudo que você recebe como forma de pagamento e que pode trocar para satisfazer suas necessidades e desejos. Ex: dinheiro, produtos, serviços, tempo, criptomoedas, etc.

Ana Munhoz

Pratica: Liste todos os seus recursos culturais, ambientais, sociais e financeiros disponíveis.

Dica: Assista ao vídeo desse link que fala sobre o contexto de mundo https://www.youtube.com/watch?v=EdPS5…

4 – Investimentos

De todo dinheiro que você ganha, uma parte você sempre deve investir.

Agindo assim você garante a sua sustentabilidade agora e no futuro.

Basicamente existem 3 tipos de investimentos:

  • Investimento em Você
  • Investimento em Renda Fixa
  • Investimento em Renda Variável

Os investimentos em você, são aqueles que você faz para melhorar profissionalmente, ou para melhorar sua saúde.

Ao investir dinheiro para desenvolvimento de suas habilidades profissionais, procure por cursos que você perceba que logo que concluídos poderão gerar para você um aumento de sua renda profissional.

Para poder trabalhar bem é fundamental você ter boa saúde, por isso invista em uma boa alimentação, em um prática regular de atividades físicas e principalmente em garantir as sua quantidade de sono ideal por noite.

Uma noite bem dormida vale muito, por isso uma hora antes de dormir desconecte-se de eletrônicos e vá desacelerando para que o sono venha naturalmente.

Com o mundo cada vez mais agitado, descansar a mente é fundamental e o sono e a meditação são excelentes maneiras de se descansar e renovar a mente.

Gracias, Ana.

Pratica: Pratique a meditação de 1 minuto até o final do nosso curso

Dica: Como meditar em 1 minuto: https://youtu.be/YZWgKOSiQHY

5 – Ativos e Passivos

Segundo Robert Kiyosaki, ativo é tudo aqui que põe dinheiro no seu bolso e passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.

O segredo dos ricos é justamente usarem o seu dinheiro para comprarem ativos e não passivos.

Podemos entender todos os nossos investimentos como ativos, pois eles geram, mensalmente, uma rentabilidade que vai sendo somada ao valor inicial do nosso investimento e assim, nossos ativos vão aumentando ao longo do tempo.

Acumular ativos é criar um patrimônio. Viver da renda gerada mensalmente por esse patrimônio é a chamada independência financeira, é não ter mais que depender do seu trabalho para pagar seu custo de vida mensal.

Crie um estilo de consumo consciente e crie um patrimônio suficiente para mantê-lo, isso é o que chamamos de aposentadoria independente e ela é super possível, para todos nós. Eu me aposentarei em no máximo 6 anos e você?

Gracias, Ana.

Pratica: Liste todos os seus ativos e passivos

Dica: Pai Rico e Pai Pobre https://youtu.be/GN35w19vRu0

6 – Objetivos de vida

Viver sem objetivos é o mesmo que viver à deriva.

São nossos objetivos que nos dão motivação (motivo para ação), todos os dias para lutar e melhorar.

Mas muitas vezes, nos deixamos levar por um check list social (cumprir uma lista de afazeres que todos a nossa volta estão fazendo), e acabamos nos distanciando dos nossos próprios objetivos de vida.

A vida não tem roteiro pré-determinado, são nossas escolhas que vão traçando, diariamente, os rumos que seguiremos.

Saber identificar seus reais objetivos de vida e saber fazer as escolhas certas que nos levem a eles, são duas coisas fundamentais para você viver uma vida conectada a sua essência interior.

Seja quem você realmente é!

Viva uma vida que seja um reflexo das suas escolhas conscientes.

A vida pode ser muito mais abundante e rica se você se mantiver fiel a você mesma.

Gracias, Ana

Pratica: imagine e depois escreva como seria o seu dia perfeito, da hora que você acorda até a hora que você vai dormir.

Dica: Leia o texto Lista da vida boa que está nesse link: https://desenvolvimentes.com.br/vida-…

7 – Minimalismo

Hoje é dia de relaxar e descansar.

Por isso a dica de hoje é assistir um filme, mas não é qualquer filme, é um filme que mostra uma nova opção de construção de um estilo de vida muito mais sustentável.

Gostaria de apresentar para você o conceito do minimalismo, onde eu só possuo o que é realmente importante.

Quanto menos eu dependo de coisas consumíveis, mais liberdade financeira eu tenho.

Claro que não é uma sugestão para que você abra mão de tudo que tem, mas sim na próxima vez que for consumir que você pense nas suas reais necessidades e o quanto aquele valor gasto no consumo te afasta de atingir seus reais objetivos de vida

Relaxe, aperte o play e pense nesse conceito com carinho.

Sobre minimalismo: https://www.youtube.com/watch?v=YiDDSDAYaLQ

Gracias, Ana.

8 – Abundância

Qual a sua definição para a palavra Abundância?

A original, surgiu em plena era da escassez, dizia que a Abundância era: “a quantidade excessiva, superior ao necessário, de bens; opulência, fortuna, luxo”

Hoje, com o mundo globalizado e em plena era pós digital, onde a tecnologia vem mudando nosso modo de viver e nossa economia, esse conceito mudou um pouco, o importante agora não é mais ter a posse e sim o acesso.

Dessa forma a definição que mais gosto é a de Petter Diamands onde ele afirma: “Abundância significa criar um mundo de possibilidades, um mundo onde os dias de todos sejam gastos com sonhos e realizações, não em luta pela sobrevivência.”

Para você entrar em contato com a lógica da Abundância você precisa dar o primeiro passo, precisa estar pronto para confiar, pronto para abrir mão. Do que você está disposto a abrir mão hoje?

PODER?
DINHEIRO?
CONTROLE?
HIERARQUIA?

Confie em você, nas suas capacidades, jogue para o sistema, para o universo e estimule que circule.

Pratica: Reflita sobre o que você está disposta a abrir mão primeiro?

Dica: Vídeo Abundância é o futuro: https://youtu.be/BltRufe5kkI

Gracias, Ana.

9 – Simplifique a vida

Já parou pra pensar, no que acontece com o seu dinheiro assim que ele entra na sua conta bancária ?

Rapidamente o dinheiro começa a ser direcionado para outras pessoas, são seus fornecedores. O dinheiro é usado para pagar seus custos fixos e variáveis. Tudo aquilo que você consome para satisfazer suas necessidades ou desejos.

De quanto mais você precisar, mais alto será seu custo, mais estará presa a um ciclo vicioso que não te possibilitará construir a sua própria riqueza. Como sair desse ciclo?

Simplifique a vida, quanto mais coisas você precisar para satisfazer suas necessidades, para se sentir “feliz”, mais dinheiro também vai precisar ganhar e com isso menos flexibilidade de tempo e liberdade terá.

E como simplificar a vida?

A melhor maneira que encontrei até agora é sentir-me 100% saciada por dentro e ter a minha volta só o que eu realmente amo (isso serve para coisas e pessoas).

Por isso de alguns anos para cá eu venho, todo ano, simplificando cada vez mais a minha vida, acumulando menos coisas, precisando de menos coisas e se me sentindo cada dia mais leve, mais livre e mais feliz, conforto não é felicidade.

Prática: Limpe e organize a sua carteira.

Dica: A mágica da arrumação https://youtu.be/9KefvNwIxuM

Leia: https://desenvolvimentes.com.br/arrum…

10 – Confiar e cuidar

Na nova lógica da Abundância, dois conceitos ressurgem com muita força, o Confiar e o Cuidar.

Confiar é “entregar a responsabilidade”.

É preciso não ter mais medo do que possa acontecer, é preciso focar em estar apenas no presente, fazendo o seu melhor e contando sempre com a ajuda de todos os seus recursos.

Quanto mais eu confio, mais eu me conecto ao fluxo da abundância, mais rica de possibilidades eu me torno.

Aliás, o conceito de riqueza que eu mais gosto é do Henry David Thoreau: “Riqueza é experimentar a vida plenamente”.

Cuidar é um conceito muito lindo, que envolve “pensar com atenção, ponderar, reparar, prestar atenção em algo”.

Na lógica da Abundância precisamos cuidar melhor de todos os nossos recursos, para corrigir as distorções causadas pela lógica consumista e imediatista da escassez.

Um exemplo é como cuidamos dos nossos recursos ambientais, infelizmente poluímos ou os gastamos demais (muitos não são renováveis), e assim hoje, nosso planeta sofre com vários problemas ecológicos como o superaquecimento global.

Tá na hora de arrumar tudo isso, tá hora de consumir com consciência e responsabilidade, tá na hora de cuidar de nós, do outro e do nosso planeta com carinho e afeto.

Prática: Liste tudo que precisa ser consertado na sua casa e ponha-se a consertar ou contrate alguém.

Dica: Como consertar 20 coisas: https://youtu.be/fWya8SRlNgE Vídeo complementar: https://youtu.be/OKpeQ7NoNz8

Gracias, Ana.

11 – Exponencial

A abundância está no que é exponencial!

E você já é exponencial?

Ser exponencial é progredir todo dia um pouquinho, é multiplicar resultados positivos. Se você melhorar a cada dia 1% do que você era ontem, ao longo de 365 dias chegará a um resultado de 3678%.

Como fazer isso?
Estude, mas principalmente ponha em prática tudo o que você estiver estudando, teste novas possibilidades, erre, aprenda com os erros e tente de novo.

Aqui no Money Flow nosso foco é o Dinheiro, então como tornar dinheiro exponencial? Aprendendo a fazer o dinheiro trabalhar para você de forma exponencial.

Se você investir o dinheiro de forma exponencial, multiplicando rentabilidades positivas, mensalmente, aí sim você ACELERA rumo aos seus objetivos, e em pouco tempo seu dinheiro pode dobrar (com uma rentabilidade média de 15% ao ano, seu dinheiro dobra em 5 anos).

Para isso acontecer você só precisará duas coisas: Motivação e Ação.
Determine seus reais objetivos de vida, os motivos para a sua ação (motivação) e ponha-se hoje mesmo em ação.

Pratica: Lembra do dia quando eu te pedi para fazer escrever como seria o seu dia perfeito?

Provavelmente ali estão os seus principais objetivos de vida.

Pois bem, agora eu quero que vc pegue essa lista, relia e determine 3 objetivos, um de curto prazo (até 2 anos) um de médio prazo (entre 2 a 5 anos) e um de longo prazo (mais de 5 anos).

Feito isso, para cada objetivo que você escreveu você vai escrever do lado :

  1. Deterninar o valor que custa cada objetivo (quanto mais preciso o valor melhor)
  2. Pense em quais outros recursos não monetários você poderia usar para alcançar esse objetivo
  3. liste todas as ações que vc precisa fazer para alcança-lo.
  4. Para cada ação coloque um prazo para atingi-la
  5. Escolha a ação mais fácil e coloque ela em prática hoje mesmo

Gracias, Ana.

12 – Pague-se primeiro

Agora que você já sabe quanto custam seus principais objetivos de vida, que tal começar a atingi-los.

Se você ficar esperando o dinheiro sobrar para poder investir, quase nunca vai sobrar. Então, o truque é se colocar em primeiro lugar da sua lista de credores, é pagar-se primeiro, mensalmente.

Estipule um valor mensal e todos os meses invista.

Se puder começar com R$ 200,00 isso significaria economizar R$ 50,00 por semana, ou R$ 6,60 por dia. Não é tão dificil assim, não é mesmo. Se não tem 200,00 pilas, tudo bem, comece com o que tem. O importante é começar.

Se você ainda não sabe onde investir, também tudo bem. Vá mandando esse dinheiro, mensalmente, para uma poupança.

Mas procure aprender rápido onde investir, pois a poupança hoje tá perdendo de lavada para a inflação, com ela não dá pra construir patrimônio, mas pelo menos lá estará a salvo de seus gastos e lá também não tem cobrança de imposto de renda.

Pratica: Crie o seu próprio mantra financeiro, acredite em cada palavra dele e o repita varias vezes por dia.

Dica: Assista Os segredos da mente milionária https://youtu.be/_FPxHuA5A68

Gracias, Ana.

13 – Crenças Limitantes sobre Dinheiro

Crenças são pensamentos nos quais acreditamos, que podem nos fortalecer ou nos limitar.

Essas crenças são as responsáveis pelo que sentimos, esses sentimentos regem nossas ações e nossas ações são as responsáveis pelos nossos resultados, independente de todas as informações racionais que temos.

Portanto, não adianta nada só saber organizar a sua vida financeira ou saber exatamente onde investir, se você não se dedicar a reescrever as suas crenças limitantes sobre dinheiro você vai continuar se sabotando.

Na dica de hoje tem um post onde eu falo mais sobre esse assunto, mostro as principais crenças limitantes e ensino como reescrever essas crenças. A leitura desse post e a implementação das ações nele sugeridas é fundamental para ativar o Money Flow na sua vida.

Não tem problema ter crenças limitantes, mas agora que você já sabe que elas existem é sua responsabilidade sair do papel de vítima da situação e se colocar como protagonista da sua própria vida financeira.

Ressignificar crenças é um trabalho de longo prazo, começando agora dará muito resultado e rapidamente.

Aliando o ressignificar de crenças ao seu mantra financeiro, em pouco tempo você verá novas oportunidades aparecendo para você, tenha coragem e agarre o que o universo está trazendo de presente para você.

Prática: Liste suas principais crenas sobre dinheiro e reescreva, hoje mesmo, uma delas.

Dica: https://desenvolvimentes.com.br/crenc…

Gracias, Ana.

14 – Escolhas

Eu escolho ser uma otimista, sempre!

Ser otimista é ter disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis.

Mesmo que as coisas não pareçam bem em alguns momentos, eu me lembro de tudo o que já vivi e construí nessa vida e agradeço por tudo que tenho e por todas as experiências que me fizeram chegar até aqui, isso me dá forças para seguir em frente, me abre os olhos para mais possibilidades.

Gosto de me perguntar: Como isso pode melhorar? Como pode ser mais divertido? O que mais pode acontecer para que eu alcance os resultados que espero?

Ser otimista, fazer as pergunta acima, são todas escolhas que eu faço diariamente e que vão conduzindo meu dia, vão me dando pistas de como agir e vão me aproximando de coisas, situações e de pessoas que me fazem mais prósperas e abundantes, em todos os sentidos da minha vida.

Eu escolhi estar aqui hoje e essa escolha atraiu você, porque você mesmo que só um pouquinho, lá no fundo do seu coração, também é uma pessoa otimista. Então a semente do otimismo já está plantada dentro de você, escolha agora cuidar dela, regá-la, alimentá-la, expô-la a luz, escolha deixar ela ser a sua luz interna.

Pratica: Assista a um desses filmes, clique aqui.

Gracias pela companhia, Ana.

15 – Paciência

Ter paciência é uma virtude cada dia mais difícil de ser exercida, pois o mundo a nossa volta está cada vez mais acelerado e o imediatismo é cada dia mais presente.

Por isso, muitas vezes nos afastamos dos planos iniciais de poupança ou de investimentos, pois eles levam tempo para atingirem a velocidade de crescimento exponencial que desejamos.

Somado a isso, nós seres humanos, ainda sofremos de miopia temporal, que a dificuldade de enxergar cenários mais definidos no longo prazo.

Então como ter paciência e continuar firme executando meus planos financeiros????

Voltamos aqui a dois assuntos já abordados, mas que precisam ser sempre reforçados, são motivação (motivo para a ação) e simplificar a vida.

Quanto mais simplificada está a vida, menos distrações se tem e assim é mais fácil focar nas coisas que realmente importam.

Por isso, uma grande dica é reforçar sempre o que já foi conquistado e quais são as metas futuras. Afinal de contas, “a vida é tão rara”.

Prática: Liste todas as suas conquista que te dão orgulho e satisfação.

Dica: música paciência: https://open.spotify.com/track/6gBlkT2u5P7UyZUYH8WnKz?si=VfNS0oSORJmMkg371IzT0A

Gracias, Ana.

16 – Disciplina Selecionada

Umas das coisas que mais ouço sobre dinheiro é que as pessoas não tem disciplina para cuidar do dinheiro.Isso só acontece pois elas não conhecem o conceito de disciplina selecionada.

Disciplina selecionada é quando vc tem disciplina para fazer uma única coisa, a coisa mais importante que vc deveria fazer e que pode mudar positivamente a sua vida.

Quando conheci esse conceito, ficou muito mais fácil ter disciplina, pois como bem disse uma amiga minha a pouco tempo:

“Percebi que não curto rotina mas tenho disciplina. Pode não ser na mesma hora e da mesma forma, o importante é fazer.”

E é assim que eu faço com o meu dinheiro, eu crio tarefas específicas anuais (são as minhas metas), listo-as, organizo por ordem de prioridade e aí eu vou fazendo as ações necessárias para atingir essas metas, no meu ritmo.

Para facilitar uso a automatização de pagamentos e investimentos, por exemplo, ponho todas as contas em débito automático, aí eu não tenho que me preocupar em pagá-las e nem perco tempo com isso, basta apenas focar em trabalhar para o dinheiro entrar na conta do banco.

Com os investimentos eu tenho uma meta mensal de investimento que todo dia X sai da minha conta, e vai automaticamente para um investimento em renda fixa, quando eu ganho mais aí eu mesma invisto onde for melhor no momento.

Pratica: Estabeleça uma meta mensal de investimentos para você e automatize esse investimento.

Dica: A única coisa https://youtu.be/CErbRaKorEA

Gracias por hoje, Ana.

17 – Doação

Quando a gente doa a gente se torna exponencial.

Sozinha meu impacto no mundo tem um alcance reduzido, mas quando eu doo dinheiro para uma instituição de caridade ou uma ong eles conseguem agrupar várias doações e ajudar muito mais pessoas.

O dinheiro sai da minha conta, morre para mim, mas vira semente e se multiplica em lindas ações na vida de outras pessoas.

Umas das formas mais rápidas para se ter acesso ao fluxo da Abundância e acionando-o através da doação.

Doar é liberdade, é por o dinheiro em movimento para que o outro realize e isso tem um imenso poder positivo tanto para quem doa, como para quem recebe a doação.

Para receber o que você quer você tem que doar um pouco do que você quer, se você quer ter dinheiro tem que doar $, até 5% do que entra mensalmente ou anualmente para você é uma boa medida.

Prática: Estipular um valor e fazer sua uma doação em dinheiro mensalmente.

Dica: https://click2giv.com/

Gracias, Ana.

18 – Aposentadoria Independente

Aos 53 anos estarei aposentada, não pelo governo, nem pelos os planos de previdência privada, mas pelos meus investimentos independente, que geram uma rentabilidade muito maior e isso é que faz eu me aposentar mais cedo.

Eu gosto muito de trabalhar, me faz me sentir viva, mas eu não gosto de ter que me preocupar em ganhar dinheiro todos os dias e nem de ter que trabalhar o dia todo. Por isso, a alguns anos atrás, eu e meu marido começamos a investir por conta própria para a nossa aposentadoria.

Estamos construindo um patrimônio financeiro que será capaz de render mensalmente um valor que pague nosso custo mensal de vida.

Ainda jovem e com saúde, poderei dedicar meu tempo a outros prazeres e projetos que me despertem interesse, poderei trabalhar se eu quiser, mas não terei mais a obrigação de trabalhar para poder pagar minhas contas.

Cuidar do meu dinheiro foi uma das maneiras mais eficientes que encontrei para cuidar de mim, assim como comer de forma saudável e exercitar o meu corpo.

Prática: Brinque com o simulador e calcule sua aposentadoria independente.

Dica: simulador de independência financeira https://www.clubedospoupadores.com/si…

Gracias, Ana.

19 – Comemore pequenas vitórias

Cada vez que você recebe uma recompensa seu corpo se inunda de um neurotransmissor chamado Dopamina, isso faz com que seu corpo se sentir muito bem e assim o corpo vai procurar fazer de novo aquilo que causou aquela liberação de dopamina.

Sabendo disso, porque não usar a dopamina a seu favor para te manter firme e forte com seu plano de construção de patrimônio?

Faço isso comemorando todas as minhas pequenas vitórias.

Eu considero uma vitória, toda vez que eu deposito o dinheiro nos meus investimentos, considero também uma vitória quando conscientemente eu escolho não consumir e direcionar aquele dinheiro para meus investimentos.

Como são as minhas comemorações? Depende da vitória, pode ser um pequeno prazer que me dou de presente, como por exemplo um livro, ou uma comida, mas pode ser também um passeio, uma hora de descanso, um banho mais longo e relaxante, ouvir uma playlist que eu goste, enfim depende do tamanho da meta alcançada e da minha criatividade.

Só não vale gastar mais na comemoração do que na meta, kkkkkk.

Pratica: Comemore pequenas vitórias sempre.

Dica: Playlist Dinheiro: https://open.spotify.com/user/22a2xzm…

Gracias, Ana.

20 – Protagonismo

Durantes esses últimos dias tenho feito provocações para que você possa pensar sobre o dinheiro, sobre todos os seus outros recurso econômicos e sobre seus objetivos de vida.

Todas essas provocações são para que você esteja pronta para experimentar novas versões, tanto da sua vida econômica como da sua vida toda.

Nesses tempos novos reinventar-se é uma necessidade, eu mesma estou sempre me reinventando e vou listar abaixo algumas coisas que aprendi nos meus processos que podem te ajudar:

  1. Ter apego por quem eu era é um peso enorme.
  2. Ressignifique suas crenças limitantes o quanto antes.
  3. Faça aquilo que faz o seu coração vibrar e transforme isso num projeto de vida.
  4. Arrisque-se, exponha-se, nunca estará 100% pronto, comece agora mesmo com o que já tem.
  5. Mantenha o custo fixo baixo, invista sempre uma parte do que ganhar, sempre!!!
  6. Tenha coragem de seguir o seu coração, ele vai te guiar para o fluxo da abundância.
  7. Tempo é o único recurso escasso.
  8. Se não for divertido para você, não vale a pena.
  9. Botar a vida financeira em ordem é ganhar tempo, saúde, tranquilidade e + criatividade.
  10. Colabore generosamente, conecte-se ao máximo de pessoas possíveis.

Pratica: Liste 3 coisas que você precisa aprender para melhorar a sua vida.

Dica: https://www.youtube.com/watch?v=eotWp-Agi4g

Gracias, Ana.

21 – Fale sobre dinheiro

Falar sobre dinheiro é um tabú, mesmo entre amigos íntimos e familiares. Isso precisa acabar!!!

Agora que você tem uma nova perspectiva econômica, você também é responsável por ajudar a quebrar esse tabú, compartilhe seu novo modo de pensar com outra pessoas.

Daqui pra frente puxe o assunto dinheiro na sua casa, no seu trabalho, no almoço com amigos. Quanto mais você trocar ideias sobre dinheiro, mais aumentará seu o repertório e mais aprenderá, inclusive com os acertos e erros dos outros.

Fale também com as crianças, dinheiro faz parte do dia-a-dia e deve ser tratado de forma rotineira. Aproveite para ensiná-las também a enxergar e a acessar todos os outros recursos econômicos que estão disponíveis.

Daqui pra frente você iniciou um caminho sem volta, o da evolução da sua vida financeira e daqui pra frente se você tiver o apoio de mais pessoas será mais divertido.

Use e abuse do grupo no facebook para compartilhar, com seus novos companheiros de aprendizado todas as suas dores e delícias sobre dinheiro.

Foi um prazer imenso ter sua companhia por aqui.

Qualquer dúvida é só me mandar uma mensagem.

Pratica: Agora que você já mudou a sua forma de pensar sobre o dinheiro e todos os seus outros recursos econômicos, aprenda a investir.

Dica: Acesse https://desenvolvimentes.com.br/mento…

Dica: assista esse vídeo https://www.ted.com/talks/tammy_lally…

Gracias, Ana.

22 – Saudades e os próximos passos

O Money Flow acabou ontem e eu hoje fiquei com saudades de postar para você.

Queria te agradecer mais uma vez e te dar os parabéns.

Foi uma jornada de autoconhecimento e de educação econômica, onde por 21 dias você pensou um pouquinho por dia em você, no seu dinheiro e na sua vida econômica.

Impossível você ser hoje a mesma pessoa que era antes de começarmos.

Nesses 21 vídeos você conquistou consciência econômica, você está pronta para seguir adiante.

Mas para onde ir agora?
Como lidar com esses pensamentos e conhecimentos novos?

Meu conselho é que continue pondo em prática, principalmente o ressiginificar das crenças limitantes e que também dedique-se agora a se aprofundar em organizar a sua vida financeira, a aprender a investir e a organizar a vida financeira do seu negócio.

Eu posso te ajudar nisso com as cursos ou mentorias (online e presenciais e em grupo ou individual) Money Flow Turbo (organização financeira pessoal), Design Financeiro (investimentos) e Money Thinking (gestão financeira simplificada para pequenos negócios).

Acesse: https://desenvolvimentes.com.br/desig…

Se você tiver interesse em fazer a mentoria me avise pelo wattsapp ou pelo direct do instagram @desenvolvimentes_ que a gente agenda um skype gratuito de 30 minutos, aí você me conta suas demandas e eu te explico como posso ajudar com elas.

Gracias pela sua companhia durante essa jornada.
Qualquer coisa estou por aqui.
beijos,
Ana

Vamos conversar?

Se você se interessou e quer aprender mais sobre como organizar o dinheiro e como fazer suas escolhas financeiras, entre em contato comigo. Juntas vamos fazer a sua vida financeira decolar!

envie um e-mail
atendimento via whatsapp