Educação financeira é a arte de aprender a cuidar do dinheiro.

Aprender sobre como gastar e investir dinheiro, de tal maneira, que você possa utilizá-lo da melhor forma possível, para sustentar sua vida no presente e também no futuro.

Sendo assim deveríamos aprender sobre educação financeira desde a tenra infância?

educação financeira crianças

Eu acredito que não!!!!

Mais eficaz na minha opinião, é ensinar nossos jovens estudantes sobre Educação Econômica.

O termo economia vem do grego, onde oikos significa casanomos significa costume ou lei, daí podemos dizer que economia são as “regras da casa”, ou seja, as leis de como o mundo funciona.

Oficialmente Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. 

Portanto, acredito que na escola, na educação infantil e fundamental, deveríamos focar inicialmente em aprender sobre a Educação Econômica, sobre como o mundo funciona de acordo com seus recursos, a disponibilidade desses recursos e a interação humana sobre os recursos disponíveis.

Na minha opinião, a partir do ensino médio focaríamos na educação financeira, já com uma boa e robusta visão formada sobre como funciona a economia e qual o impacto dela na nossa vida e em nossas escolhas.

Dessa forma, seria muito mais fácil para todos nós entendermos não só o contexto e as regras de onde estamos inseridos, mas principalmente entendermos como podemos reagir nos diferentes cenários que vão surgindo de acordo com nossos sentimentos, com as formas e com os recursos que escolhemos para estabelecemos nossas relações no mundo, em todas as suas  dimensões.

O tipo de relação que estabelecemos com o mundo (a forma como vivemos), vem se modificando constantemente ao longo da história da Humanidade e os grandes responsáveis por isso são a nossa criatividade e as novas  tecnologias derivadas dela.

Quando criamos uma tecnologia capaz de mudar a forma como as pessoas vivem estamos criando uma tecnologia disruptiva e assim, alteramos a forma como toda a humanidade se  relacionará entre si, com o ambiente e com todos os recursos disponíveis dali para frente.

Cada período pelo qual nossa humanidade viveu e passou por uma grande modificação foi denominado como uma  Era Econômica, vivemos agora na quarta era econômica:

  1. Era Agrícola
  2. Era Industrial
  3. Era Digital
  4. e mais recentemente, Era Pós Digital (também conhecida como a 4a. Revolução industrial)

As principais características da era pós digital são: hiper conexão,  velocidade exponencial, inteligência artificial e fusão entre mundo físico, biológico e inteligência artificial.

Com tantas novidades acontecendo e mudando radicalmente nossa ação e reação ao mundo, não podemos mais nos limitar usar e cuidar de recursos apenas na dimensão financeira.

Para darmos conta desse mundo novo e exponencial, temos que aprender a ser exponenciais também.

A economia clássica já está se desdobrando, agora produtos e serviços já são produzidos contando com recursos ativados em 4 dimensões ao invés de apenas uma ou duas como eram feitos antigamente.

Assim surgiram as 4 novas modalidades de economia (chamadas de Novas Economias), cada uma delas associada a recursos disponíveis nas 4 dimensões da sustentabilidade humana, são elas:

fluxonomia 4d

   Economia                               Dimensão

  1. Economia Criativa ————-> Dimensão cultural
  2. Economia Compartilhada —>Dimensão Ambiental
  3. Economia Colaborativa e —->Dimensão Social
  4. Economia Multimoedas ——>Dimensão Financeira

Como você pode ver, a dimensão financeira representa 25% das novas economias e se você não aprender a enxergar e ativar, todos os seus recursos já disponíveis, em todas as outras dimensões, provavelmente você terá que fazer cada vez mais esforço para atingir seus objetivos.

Portanto aprender sobre Educação Econômica é aprender a usar um novo modelo de comportamento, pautado  na lógica da abundância, onde a premissa básica é: “tem para todo mundo” (veja na foto abaixo o paradigma da escassez e da abundância).

paradigma das novas economias

Esse novo olhar para a educação econômica contempla pensar e agir em prol de gerar prosperidade para toda a comunidade a sua volta, trata de aprender a organizar o fluxo de todos os seus recursos disponíveis ao longo do mês, de consumir de forma consciente, e também de aprender a  investir de forma sustentável e exponencial, só assim você conseguirá se libertar de uma vivida vida na correria, no modo automático focado na escassez.

Como ativar esse novo Mindset?

Como começar a pensar e agir de forma diferente em relação ao seu dinheiro e a sua vida?

A resposta é DO_BE_DO_BE_DO!!!!

educação economica amit gowami

Essa é a frase do Famoso físico quântico Amitt Goswami onde ele afirma:

FAÇA_SEJA_FAÇA_SEJA_FAÇA

O que fazer para ser?????

Estude sobre a educação econômica, sobre educação financeira, aprenda a enxergar, ativar e se organizar com todos os seus recursos disponíveis, aprenda a investir de modo exponencial e desfrute da vida de forma sustentável agora e no futuro.

As ferramentas para te ajudar nessa transição são:

  • Programas de desenvolvimento pessoal e criatividade para você descobrir sua real identidade e assim extrair suas melhores potencialidades para gerar prosperidade.
  • Adotar uma atitude proativa e empreendedora em relação a vida, se auto responsabilizando por absolutamente tudo o que acontece com você.
  • Aprender sobre educação financeira (saiba mais aqui).
  • Conecte-se e colabore  com outras pessoas, o mundo agora está conectado em rede e isso nos dá acesso a um grau de inteligência coletiva muito potente, conecte-se e aproveite.
  • DOE!!!!
  • Ensine sobre educação econômica às crianças que convivem com você.

Bem vindx a nova Era Pós Digital e as Novas Economias.