Dinheiro é espiritual.

Conheci esse conceito (dinheiro é espiritual) no começo desse ano com Joan Melé, diretor do Banco Triodos de Barcelona, em uma de suas visitas ao Brasil.

Joan Melé triodos bank

Joan Melé

O Triodos Bank é um banco ético onde a transparência e a sustentabilidade dos seres humanos e do planeta está em primeiro lugar.

Nessa visão, onde o dinheiro é espiritual, o dinheiro age como uma das ferramentas para facilitar nossas formas de relação no mundo, o dinheiro é a energia de agradecimento.

Entendemos aqui espiritualidade como a forma como você se relaciona com você, com o outro e com o meio ambiente,  então o dinheiro é espiritual pois ele será um facilitador dessa relação.

Ele nos ajuda a materializar e trazer à tona todas as nossas ideias que estão no mundo espiritual para o mundo material.

Vivemos num mundo que é dividido em duas grandes partes, a parte espiritual, onde fica tudo que é intangível (todos os nossos recurso que não podemos tocar, como por exemplo nossas idéias e  nossos sentimentos) e a parte material onde fica tudo que é tangível (todos os recursos que podemos tocar), o dinheiro é um desses recursos tangíveis.

mundo espiritual e físico

 

Dessa forma, o dinheiro serve basicamente para 3 coisas:

  1. Comprar o presente (pagar nosso custo de sobrevivência) mas isso deve ser feito de forma consciente (consumo consciente),
  2. Investir para garantir um futuro tranquilo e sustentável, e
  3. Doar (aqui nosso dinheiro ganha a escala exponencial para melhorar o mundo)

Essas são as melhores maneiras de se pensar e utilizar o dinheiro para gerar mais prosperidade para toda a humanidade.

permacultura-revolucao-prosperidade

Eu digo melhores pois antes, poucos pensavam na responsabilidade sócio-ambiental que o uso do dinheiro, no dia-a-dia, trazia aos seus semelhantes ou ao planeta.

Agora, com o fortalecimento do movimento dinheiro e consciência, o assunto vem aparecendo com mais frequência em rodas de conversa, em eventos sobre sustentabilidade e consumo consciente e em palestras Brasil a fora, o terreno está sendo preparado para em breve termos aqui no Brasil um banco ético também.

Para isso há que fomentar um ecossistema que envolva e conecte todos que já trabalham com  as novas economias, assim poderemos  cocriar um círculo virtuoso de impulsionamento ilimitado da capacidade criativa humana.

Você já deve ter percebido que algo grandioso está acontecendo no mundo e também bem ao seu lado.

algo grandioso

Muitas pessoas já perceberam essas mudanças e estão tentando se conectar a redes colaborativas, cocriando um verdadeiro sistema orgânico, criativo, abundante e pulsante.

Quanto mais elas se conectam com o intuito de colaborar incondicionalmente, mais as coisas fluem em suas vidas, menores suas necessidades e mais fartura de recursos (todos eles e não só dinheiro) elas tem acesso, isso é viver em abundância.

Para essas redes funcionarem e escalarem a palavra de ordem é a confiança e é isso que precisamos reestabelecer no nosso país, quanto mais confiarmos nos outros e quanto mais colaborarmos com a rede de forma incondicional, mais fortaleceremos nossa rede de apoio e aprendizado.

Só assim, conseguimos acessar a inteligência coletiva e extrair dela soluções para nossos desafios.

Quem já participou de alguma sessão de design thinking sabe bem como é acessar a inteligência coletiva e sabe também a potência que isso trás para as realizações dos projetos.

design thinking

É fácil fazer isso?

Sim! só precisa de um pouquinho de coragem para começar.

É gostoso e divertido fazer isso?

Simmmmm!!!!

Então não perca tempo, procure agora mesmo nas suas timelines uma rede sobre os assuntos que te interessam e se conecte de forma genuína e colaborativa.

Venha ajudar a melhorar o mundo com todas as suas competências e habilidades que são únicas.

Agindo assim todos os recursos que você precisar fluirão em sua direção, acredite dinheiro é espiritual.