No mercado financeiro existem duas categorias de investimentos, a Renda FIXA e a Renda VARIÁVEL.

Hoje vou falar sobre as características da renda fixa.

Toda renda fixa tem 4 características:

🔷 É um título de dívida, então, tem sempre um emissor (Tesouro Nacional ou um determinado banco).

🔷Todo título vai ter um valor que é o valor (de face) que você está investindo, por exemplo, 10 mil reais.

🔷Taxa de Juros: cada título vai ter a taxa de juros já combinada na hora da compra. Essa remuneração pode ser pré-fixada, por exemplo, 3% ao ano. Nesse caso se eu investir 10 mil reais a essa taxa de 3% ao ano, terei como rentabilidade bruta (sem descontar a inflação) um valor a receber de 300 reais de juros, ou então, a remuneração vai ser indexada a um índice (taxa selic ou CDI), por exemplo, 100% da taxa selic (no caso do tesouro selic) e 98%* do CDI (no caso de fundos DI ou CDBs).

🔷Prazo de vencimento: no nosso exemplo acima você vai investir 10 mil reais durante um ano.

🔸* esses valores variam de acordo com as instituições bancárias

Quando a gente começa a investir geralmente começamos por aqui, pela renda fixa pois além de ser mais fácil de entender e de comprar produtos direto nos nossos bancos é onde corremos menor risco.

A renda fixa serve para remunerar melhor o dinheiro que fazemos com nosso trabalho. É um ótimo produto para objetivos de curto e médio prazo e também para fundos de reserva.

Exemplos de produtos de renda fixa:
Tesouro Direto, CDB, Poupança, LCI e LCa

E você tem já investe em renda fixa?Tem alguma dúvida? Gostou do conteúdo? Me conta aqui depois de salvar esse post e compartilhar conhecimento com as amigas! 👇

Bom final de semana pra você!😉

#dinheirocomatitude #educacaofinanceirapessoal #consciênciafinanceira #mindsetfinanceiro #financasparamulheres #sextafeirainvestidora #abundancia #prosperidade #independênciafinanceira #mentoriafinaceira #dinheiro #gestãofinanceira #mercadofinanceiro #rendafixa