Afinal o que é a tal da Taxa Selic e por que ela interfere nos meus investimentos?

Taxa Selic é a taxa de juros básica do Brasil, quando a gente empresta dinheiro para o governo (comprando títulos do Tesouro Direto Selic), o Brasil paga pra gente de remuneração (juros), o valor diário da Taxa Selic.

A Taxa Selic é um mecanismo do governo para controlar a inflação, se a inflação está alta ele aumenta a taxa para que o investimento se torne mais atraente que o consumo, se a taxa de inflação está baixa ele abaixa a Taxa Selic para que o investidor invista na economia real e também alimente um pouco o consumo, visando assim um equilíbrio na economia..

Os bancos usam essa taxa como referência para o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é a taxa que rege os empréstimos interbancários feitos diariamente entre os bancos e também os investimentos de renda fixa que os bancos vendem aos clientes.

Então, podemos dizer que a Taxa Selic determina o valor do CDI e o CDI vai determinar a remuneração do seu investimento em renda fixa.

Por exemplo, se a Taxa Selic cair a remuneração do seu investimento em renda fixa que estiver atrelada a uma porcentagem do CDI também vai cair.

Se a Taxa Selic subir, a remuneração dos seus investimentos também sobe.

Pode parecer complicado de começo, mas é simples assim! 💁🏻‍♀️

Agora, me diz aí: você tem investimento em Tesouro Selic ou CDB’s? Ou outros ?

Beijos, Ana. 😘

#dinheirocomatitude #educacaofinanceirapessoal #consciênciafinanceira #mindsetfinanceiro #financasparamulheres #finançaspessoais #sextafeirainvestidora #abundancia #prosperidade #independênciafinanceira #mentoriafinaceira #dinheiro #mulheresinvestidoras #gestãofinanceira #mercadofinanceiro
#gratidão #vidaconsciente #dinheiroeconsciencia