Consultor Financeiro ou Mentor Financeiro, qual a diferença entre eles ?

 

Quando eu fiz 18 anos eu ganhei do meu avô um pacote de aulas na autoescola para aprender dirigir. 

No primeiro dia de aula, o professor me levou até o carro, abriu o capô e me disse:

– “Hoje a aula é para você aprender o que é um motor e como ele funciona”

Claro que na hora fiquei decepcionada, eu estava louca para sair dirigindo por aí, mas essa foi (depois da aula de baliza, kkkkk), a aula mais importante de todo o curso.

auto escola consultor financeiro

 

Tirei a carta e nos anos seguintes, todas as vezes que levava meu carro para a oficina eu sabia fazer as perguntas certas sobre os problemas do meu carro aos mecânicos e assim eles eram mais cuidadosos comigo, não tentando me enganar para trocar peças sem necessidades.

Essa aula me rendeu boas economias  e muita autonomia ao longo da vida, hoje mesmo não precisando tanto dela ainda consigo ter mais atenção numa conversa com qualquer mecânico.

A mesma coisa acontece com nossa vida financeira.  Ter autonomia financeira é a verdadeira liberdade financeira e foi por isso que eu preferi trabalhar como Mentora financeira a ser Consultora financeira.

Mas qual a diferença entre essas duas profissões?

O consultor financeiro atua de forma comercial, ele é o profissional do mercado financeiro que vai avaliar e analisar sua atual carteira de investimentos e te indicar novos produtos financeiros que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. 

Esse profissional pode ser consultado toda vez que você quiser comprar algum tipo de produto financeiro.

consultor financeiro

Já o mentor financeiro atua de forma educacional, desenvolvendo a autonomia financeira do mentorado para que ele seja capaz de fazer suas próprias escolhas.

Uma vez que ele aprende a “dirigir sozinho” sua vida financeira não precisa mais do mentor.

Na mentoria financeira que atuo (sigo o método “Mentor Mestre” do Eduardo Moreira), meu papel é apresentar os conceitos e ferramentas para que minha mentorada* possa fazer suas próprias escolhas financeiras, em qualquer tempo atrelada somente aos seus próprios interesses.

*(meu trabalho é focado apenas em mulheres)

Essa autonomia propicia que ela compre por conta própria seus produtos financeiros ou se preferir ter um intermediário, que ela possa conversar com bastante segurança com qualquer agente financeiro, seja ele seu gerente de banco, sua corretora, assessor de investimentos ou mesmo consultor de investimentos e entender bem o que ele propõe e fazer as perguntas certas para obter mais detalhes sobre os produtos para ver se eles estão realmente alinhados a seus objetivos de vida.

Não se engane pensando que você pode terceirizar a função de cuidar da sua vida financeira, você pode ter ajuda como um consultor financeiro ou agente de investimentos de confiança, mas a palavra final na compra de um produto e também o prejuízo (caso ele vier) são somente seus.

Aqui na DesenvolviMentes tenho 3 linhas diferentes de atuação com a mentoria, são elas:

  1. Mentoria Money Flow: onde trabalhamos conceitos de como funciona o dinheiro, quais outros recursos econômicos temos e como podemos ativá-los, crenças limitantes sobre dinheiro e técnicas de organização financeira, aqui a mentorada aprender um novo olhar sobre sua vida financeira e aprende a cuidar dela no dia-a-dia. 

          Se a pessoa tiver dívidas também abordamos esse tema com estratégias para quitação das dívidas

       2. Mentoria Design Financeiro: Nessa mentoria o foco é apresentar o mundo dos investimentos e seus principais produtos para que              a mentorada possa criar sua própria carteira de investimentos, também são apresentadas várias ferramentas para facilitar e agilizar o              processo de tomada de decisão na compra de produtos financeiros. 

        3. Mentoria Gestão Financeira para Pequenas Empresárias: nessa mentoria ensino os conceitos básicos de capital de giro,                       fluxo de caixa, precificação, como fazer um DRE e o que são indicadores financeiros, falamos também de como separar a pessoa                         jurídica da física e como organizar uma rotina de controle financeiro para seu negócio. Recomendada para MEI e ME.

 

O número de encontros e o conteúdo desses encontros são definidos após uma reunião inicial com a mentorada para entender seu atual momento de vida e suas expectativas com o processo de mentoria.

Depois dessas informações proponho uma trilha de aprendizado para a mentorada e  vou ao longo dos encontros dando suporte, propondo exercícios e fazendo considerações sobre algumas simulações que fazemos.

É um processo bem rico, divertido, muito participativo e totalmente personalizado.

consultor fianceiro

Veja alguns dos depoimentos que já recebi desse trabalho:

depoimento mentoria financeira

 

depoimento mentoria financeira

 

Para ver mais depoimentos clique aqui.

Se você se interessou por desenvolver sua autonomia financeira, entre em contato comigo pelo meu whatsapp (link no botão abaixo), para agendarmos uma primeira reunião por telefone ou vídeo-conferência, em média 30 minutos são suficientes e esse primeiro contato é gratuito.

consultor financeiro