5 Dicas Financeiras Fundamentais para Mudar sua Vida.

Resumo: Nesse post vou compartilhar as minhas 5 Dicas Financeiras Fundamentais que me ajudaram a  Mudar minha Vida, com elas pude reorganizar minha vida financeira e alinha-la para atingir meus objetivos de vida. A partir disso desencadeei um processo de transformação de vida, foi totalmente enriquecedor.

 

Eu queria mudar a minha vida, mas, não sabia por onde começar.

Eu queria ter mais tempo para aproveitar a vida e também para exercer o meu propósito.

Resolvi então, começar pelo setor da minha vida onde eu gastava a maior parte do meu tempo, pelo setor financeiro.

Literalmente eu gastava 90% do meu tempo correndo atrás do dinheiro e nos 10% restantes eu estava tão exausta que eu mal conseguia cuidar de mim ou da minha família.

Então, decidida a virar o jogo, fui gradativamente implementando essas dicas abaixo listadas até atingir um salutar equilíbrio entre tempo e dinheiro.

Hoje minha realidade é outra, atingi um estado de espírito que denomino de Tranquilidade Financeira, onde minha vida financeira está organizada para me ajudar a atingir meus reais objetivos de vida e assim, vivo mais feliz, mais leve, tenho muito mais tempo  e motivação e estou mais conectada a minha essência.

Abaixo minha listinha de ouro:

 

#1 Dica Financeira: Aprenda a cuidar do dinheiro

Quando resolvi aprender a investir para melhorar meus resultados financeiros descobri que eu era uma verdadeira analfabeta funcional no assunto dinheiro.

Sim isso mesmo, eu até consegui gerar dinheiro mas tudo que eu sabia sobre dinheiro eu tinha aprendido na vida, na tentativa e erro e percebi estudando o assunto, que fazia muitas coisas erradas que na verdade comprometiam o meu desempenho e assim eu tinha que fazer cada vez mais esforço para chegar ao mesmo lugar.

Esse esforço extra não estava me trazendo um retorno suficiente e eu, sempre na correria, nem me dava conta disso.

Não era uma questão de esforço e sim de jeito.

Eu tinha que mudar o jeito como eu cuidava do meu dinheiro.

Foi nessa hora que eu entendi que eu tinha que reaprender a cuidar do meu dinheiro e que para isso tinha um método.

Sim, já haviam estratégias simples e eficientes mas eu não as conhecia.

Foi  a partir do momento que comecei a usar esses métodos e estratégias eu realmente consegui exponencializar meus rendimentos, aumentar meu tempo livre e isso me fez atingir mais rapidamente alguns dos meus objetivos de vida.

Também seguindo essas estratégias simples consegui diminuir até agora em 4 anos o tempo que demorarei para me aposentar (independência financeira) por conta própria (daqui a 10 anos!!!) . E a boa notícia é que provavelmente esse tempo ainda vai cair mais um pouco, mesmo com crises.

Aliás, aprendi a aproveitar o lado bom das crises e passei a lucrar com elas.

 

#2 Dica Financeira: Disciplina selecionada

Ter disciplina em tudo é impossível e também um pouco chato.

Quantas vezes a parte mais legal da história, não é justamente um imprevisto, um personagem ou fato novo, o bom de ter planos é que você pode mudá-los.

Descobri que o lance que faz diferença é ter disciplina selecionada, ter um objetivo claro e definido por vez e me dedicar a ele integralmente.

Dedicar o melhor dos meus esforços e da minha energia a esse objetivo, até atingi-lo, trabalhar a minha atenção plena nele, diariamente.

Esse objetivo tem que ser bem forte, bem enraizado dentro de mim pois é ele que é o real motivo para a ação, ou seja, ele será a MOTIVAÇÃO para espantar aqueles momentos de desânimo.

Ou seja, foque numa única coisa, com toda a sua intensidade, até atingi-la ou até ela virar um hábito, aí, é só manter esse novo e poderoso hábito.

A única diferença entre as pessoas que tem sucesso das que não tem, é que a primeira cultivam bons hábitos e criam assim um ciclo virtuoso em volta delas.

Manter um novo hábito requer bem menos esforço do que criar um hábito novo ou  do que manter velhos hábitos que não te ajudam.

 

#3 Dica Financeira: Pague-se Primeiro

Definitivamente, dinheiro não sobra, não espere ele sobrar para poder começar a investir, não adie seus sonhos.

Estipule um valor inicial e comece a se pagar primeiro, todos os meses.

Comece com um valor abaixo para poder criar o hábito e depois conforme for evoluindo nos seus ajustes e aprendizados sobre finanças pessoais, aí você vai aumentando esse valor.

O importante aqui é criar o hábito de pagar-se primeiro, uma vez que adquirir esse hábito é só mantê-lo, essa é uma das estratégias para tornar o seu dinheiro exponencial.

 

#4 Dica Financeira: Cuidar do dinheiro diariamente

Outra coisa que reaprendi e fez muito diferença, se eu dedicar 15 minutos por dia para cuidar do dinheiro, todo dia, ele cresce todo dia, se eu ignorá-lo ele para de crescer e pode até definhar.

Dinheiro é como horta, tem que regar todo dia, cuidar todo dia pra ele crescer e dar frutos.

Pra colher tem que plantar e cuidar.

Eu adquiri esse novo hábito, de na primeira hora do dia no meu trabalho, me dedico a parte financeira e isso mudou muito a forma como eu trabalho depois.

Com o dinheiro cuidado, parece que o dia já foi ganho e até dá até mais prazer trabalhar novamente para ganhar o próximo dia.

Cuidar do dinheiro todo dia, logo no inicio do dia, ajuda alimentar ainda mais a MOTIVAÇÃO.

#5 Dica Financeira: Desligue-se do check list social

Por falar em hábitos, já reparou que você normalmente compra as mesmas coisas?

Já reparou, que muitas vezes, você compra coisa que nem queria ou que precisava?

Isso é seguir um check list social, ou seja, realizar o mesmo padrão de consumo ou de ações que as pessoas da sua esfera social tem.

Cumprir uma lista (check list) pode muitas vezes ser mais fácil, mas também pode te afastar da sua real essência.

Quanto antes você perceber isso e se distanciar desse check list, mais rápido você começará a colher resultados positivos.

Porque cumprimos essa lista então?

Porque estamos sempre na correria e acabamos entrando assim num modo de vida automático, literalmente seguindo o comportamento da maioria, mesmo que ele não nos sirva perfeitamente.

Fazer isso é mais fácil do que criar a sua própria lista, mas não se engane a felicidade está em escolher o que é melhor para você e nem sempre isso é o mais fácil.

#6 [Dica Financeira Bônus] Mantenha-se aprendendo, sempre.

O Mundo não para de mudar e a cada dia tem mais novidades.

Quem não correr atrás, não se familiarizar com as novas tecnologias, não aprender coisas novas das mais diversas áreas, vai ficar sem repertório, vai ficar ultrapassado rapidamente.

Então, mantenha-se informado e dedique pelo menos uma hora da sua semana para aprender algo novo que pode melhorar a sua vida ou o seu trabalho.

Continue estudando e aprendendo, essa é uma era cognitiva, aprender a aprender se valendo das novas tecnologias vai otimizar seus resultados.

Concluindo, começar a seguir essas 5 dicas financeiras pode não ser fácil no primeiro momento, requer coragem, pois depois que você começa você vai impactar tudo, pra muito melhor.

A grande transformação que você está esperando só vai ocorrer se você começar a trabalhar por ela agora.

Siga essas 5 dicas financeiras e me conte depois se elas te ajudaram ou não a mudar a sua vida. #hardworkbaby


Acesse essa página para aprender mais, se inscreva para assistir um vídeo onde explico mais sobre as 3 primeiras dicas: 3 dicas financeiras que realmente funcionam

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.