Lista da Vida Boa

Vida Boa é um conceito bem subjetivo e varia bastante de pessoa para pessoa.

Dentro do processo de busca do meu propósito de vida, parei um dia para organizar uma lista no papel (sim eu ainda sou muito analógica para organizar as idéias) com os itens que eu achava que seriam os indicadores de se ter uma Vida Boa.

Eu estava procurando encontrar o que formava na minha cabeça a idéia de Vida Boa, meu objetivo com essa lista era identificar essa ocorrências e poder visitá-las mais vezes.

Antes de fazer a minha lista eu já estava incubando essa idéia na minha cabeça há alguns dias então não foi tão difícil sentar e simplesmente ir escrevendo o que me vinha à mente sem edições.

No final, relendo a lista, percebi que existia um ponto em comun entre todos os itens, mas não vou te falar ainda, pois senão seria um spolier dentro do próprio post.

Lista da Vida Boa

  1. FLOW

flow

O FLOW é um estado de alta concentração, emoção, motivação e desempenho, algumas coisas me levam a ele, são coisas que quando estou fazendo eu me sinto extremamente engajada e feliz. Estar no FLOW é estar no caminho certo, é exercer meu propósito de vida e isso me deixa extremamente feliz, faz meu coração vibrar.

 

  1. Calma e Silêncio

silencio

Eu preciso ter momentos de calma e silêncio no meu dia, na minha vida, por mais que eu também goste de momentos de agitação são nos momentos de calma e silêncio onde eu consigo organizar minhas ideias e me entender melhor, me reencontrar com minha essência.

  1. Satisfação e Prazer

satisfação

Definitivamente eu preciso ter satisfação e prazer na minha vida boa, acredito que todos pensem assim. Para mim essas sensações envolvem tudo que se refere à ótima companhia, viagens, alimentação e corpo.

Preciso estar cercada de pessoas que me respeitem ou que gostem de mim do jeito que eu sou, que sejam instigantes e que tenham humor.

Foi pensando assim que diminui ao mínimo possível aqueles compromissos que não envolvem esse tipo de pessoas.

Caso tenha que comparecer em algum compromisso que não envolve esse critério uso o seguinte mantra: Não se demore!

 Viajar! eu simplesmente amo viajar e preciso disso para sentir que a vida valeu a pena é a minha melhor recompensa, conhecer e experimentar o mundo.

Comer é uma enorme fonte de prazer e satisfação principalmente quando se sente o sabor real dos alimentos. Mudei de vez minha feira toda para o consumo de alimentos orgânicos, recomendo muito, pense nisso e conheça também o Jardim da Ana, minha fã page no facebook onde falo de jardinagem e horta caseira.

Corpo que não se movimenta emperra, dói e morre mais cedo, admiti de vez que é fundamental me exercitar, mesmo não tendo adquirido o hábito quando criança e  que também é fundamental dormir bem. Se você fizer a primeira coisa está bem encaminhado para a segunda #ficaadica.

  1. Dinheiro

dinheiro 1

A questão chave aqui é: estar organizada financeiramente e reaprender a investir fizeram toda a diferença para eu reequilibrar o tempo na minha vida e não ter mais que me preocupar com dinheiro.

  1. Liberdade

liberdade

Liberdade é poder agir conforme a sua própria vontade, é o livre arbítrio. Já percebi que nem sempre eu sei qual é a minha vontade, mas na maioria das vezes eu sei bem o que não é minha vontade, aprendi a ouvir a minha intuição e com isso viver mais perto de quem eu sou. Quando estamos conectados com nosso eu interior somos livres.

 

  1. Amor

mais amor por favor

Amar e ser amada, não se trata apenas de amor dentro do casamento ou da família, por exemplo, é mais global envolve fazer as coisas com amor e sentir o amor que chega até você de diversas maneiras. Eu por exemplo amo minha jabuticabeira e sinto-a retribuindo todo o meu amor e dedicação na forma de suas incontáveis safras de jabuticabas.

 

  1. Sem Pressão

pressão

Se tem uma coisa que me incomoda muito é me sentir pressionada pelo tempo e também pela ansiedade dos outros, então me organizo pra não ter que fazer as coisas com pressa, não ter que acordar super cedo todos os dias, por exemplo, e  também para me poupar ou evitar a ansiedade alheia.

 

 

  1. Música e Natureza

música e natureza

Eu preciso sempre ter a minha volta música e natureza, essas duas forças recarregam minhas baterias. Procuro ligar a música principalmente quando vou fazer tarefas onde não preciso pensar muito (tipo lavar louça) assim posso viajar nas melodias e nas suas letras.

Nós somos parte da natureza e quando estamos perto dela estabelecemos uma conexão, a natureza também filtra energias ao nosso redor, sempre nos privilegiando com a energia boa, se você não pode estar na natureza traga um pouco dela pra perto de você.

 

Terminada a lista percebi que todos esses pontos tinham algo em comum, todos eles eram situações onde eu me encontrava vivenciando uma sensação de plenitude. Onde eu podia baixar a guarda e só aproveitar o momento (Carpediem!). Isso, pra mim é Vida Boa, isso pra mim é felicidade.
plenitude

Lógico que essas situações não preenchem o meu dia todo, mais é muito bom ter consciência delas, listá-las para aprender a identificá-las a tempo de aproveita-las quando elas estão acontecendo ou buscá-las no nosso dia-a-dia.

Quanto mais temos consciência de quais são essas situações mais as percebemos e mais as procuramos e também mais facilmente as encontramos, é como se tivéssemos o poder de atrair essas situações.

Esse poder de atração, nos coloca no rumo certo mesmo sem querer e temos a chance de combinar várias dessas situações num mesmo momento, por exemplo, no meu último aniversário, dada uma mudança repentina de planos fui almoçar num restaurante que eu não conhecia Cortile Siciliano (em Jundiaí), onde tinha uma música boa de fundo, o que nos permitia conversar bem, um ótimo atendimento, uma excelente comida a um preço bom e ainda estava cercada das pessoas que mais amo no mundo.

Um lugar onde  se percebe que os donos também encontram sua lista de Vida Boa e onde se podia sentir essa descontração, amor e plenitude no ambiente e na comida. Por me permitir mudar de planos, seguir a força dessa atração e experimentar o novo pude vivenciar um dos meus melhores aniversários. Voltarei mais vezes.

E você, já parou pra pensar o que é vida boa para você? Faça a sua lista também.

Ana Munhoz

 

6 Comentários



    1. Karla, esse é um dos meus preferidos também, minha vida mudou muito e para melhor depois que comecei a me manter fiel a lista da minha Vida Boa. Ela traz clareza sobre os nosso real propósito.

      Responder

  1. Que delícia de lista!! Amei; Quero e pretendo criar a minha também.

    Responder

  2. Que delicia de post e vida boa!! Quero e pretendo criar a minha lista também. Mesmo ainda me equilibrando financeiramente rsrs. Bjo

    Responder

    1. Arlete, muito obrigada, o auto conhecimento é uma das chaves para a organização financeira pessoal. Crie sua lista e continue acompanhando o blog e usando as dicas de organização financeira. Sucesso.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.