4 Dicas para você investir o dinheiro do décimo terceiro.

Novembro chegou e com ele muita gente recebe a primeira parcela do décimo terceiro salário e a questão que vem a mente se a intenção é investir  é: Onde investir o dinheiro do décimo terceiro?

decimo

Investimento, segundo o Google e os dicionários é a “aplicação de recursos, tempo, esforço etc. a fim de se obter algo”.

Aprender a Investir é fundamental para qualquer ser humano, seja seu dinheiro ou seu tempo, só assim você terá uma vida tranquila em todos os aspectos.

No quesito investimento em dinheiro, não basta você ser bom em fazer dinheiro, ou em poupar, se você não aprender a investir, você acaba perdendo o poder de compra do seu dinheiro e perde a chance de multiplica-lo com pouco esforço seu.

Aprender a investir financeiramente é simplesmente aprender a colocar o seu dinheiro para trabalhar para você, ao longo dos anos esse seu “funcionário”, pode-se mostrar seu melhor funcionário, te garantindo um presente e um futuro com confortos e com possibilidades de escolhas.

Eu divido meus investimentos, de acordo com os meus objetivos e perfil de investidor (faça o teste do seu perfil aqui!!!!) em 4 categorias, e essas são as 4 idéias que quero te falar hoje,  para você também pensar para investir o seu dinheiro, pois não basta ter muito do recurso dinheiro se não tenho muito do recurso tempo, do recuso criatividade, do recurso paz de espírito, do recurso saúde, etc (o ideal, é buscar o equilíbrio desses recursos e é, a esse equilíbrio, que chamo de tranquilidade financeira).

4 Ideias para você investir o dinheiro do décimo terceiro:

  1. Investimento Profissional

    investimento-profissional

Destinada ao meu aprimoramento profissional, invisto em cursos de variadas áreas, para aumentar meu valor como profissional, são cursos ou vivências, de atualização, de aprofundamento ou até mesmo, em novas áreas que ainda não sei nada, mas, que acho que podem agregar mais valor nas áreas que trabalho ou que podem me ajudar a fazer mais dinheiro.

Um retorno previsto e garantido, que sempre tenho dessa categoria, é o aumento do Networking, em qualquer um desses cursos ou vivências me esforço para conhecer as pessoas que também se interessaram pelo assunto e busco estabelecer novas conexões e quem sabe, até parcerias, busco principalmente diversificar e ampliar e até mesmo completar as minhas competências através dessas novas conexões.

Às vezes a conexão é tão boa que vira até amizade, aí é um baita lucro.

  1. Investimento em Renda Fixa

renda-fixa-1

A renda fixa é uma das principais categorias de investimento financeiro, é super-recomendável ter uma parte do seu patrimônio (dividido de acordo com o seu perfil de investidor) colocado em ativos de renda fixa.

Aproveite que ainda vivemos um momento de juros altos, para investir em renda fixa.

A característica principal do investimento em renda fixa é a previsibilidade, nesse tipo de investimento você sabe previamente qual a forma de rendimento (qual o índice ou qual a porcentagem prometida, se é pré-fixado ou pós-fixado) e também o prazo do resgate do investimento.

Os exemplos mais comuns dessa categoria são investimentos em Títulos públicos (tesouro direto), CDBs, LCA, LCI, fundos de renda fixa e debentures.

OBS: Atualmente não considero caderneta de poupança como investimento, mas se a rentabilidade real dela voltar a ser superior a inflação ela seria um exemplo de investimento em renda fixa.

As aplicações em renda fixa, em linhas gerais, são aquelas que vão te garantir uma manutenção do seu poder de compra e um aumento real do seu patrimônio ano a ano, desde que você tenha uma rentabilidade real acima da inflação, obviamente.

Mesmo que esse aumento não seja muito grande, ele sendo consistente e recorrente, já é um bom progresso. Se você conseguir se organizar para fazer aportes mensais, ao longo do tempo, você se beneficiará do poder de ação dos juros compostos e verá um resultado exponencial no seu patrimônio acumulado, isso fará com que você chegue mais rápido aos seus objetivos.

Os investimentos em renda fixa, por conta dessa previsibilidade, passam uma sensação maior de segurança ao investidor e outro coisa que ajuda e muito ao pequeno investidor é o FGC.

FGC significa: Fundo Garantidor de Crédito. O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores. Ele permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituições financeiras em caso de falência ou liquidação das mesmas.

Ou seja, caso a instituição financeira onde você aplica quebre, você recebe o valor que você tinha aplicado nela de volta, e o limite de reembolso é até R$ 250.000,00, por CPF e por Instituição financeira.

Os investimentos da Renda fixa que se beneficiam do FGC são: CDBs, Cadernetas de poupança, LCA, LCI, Letras hipotecárias.

  1. Investimento em Renda Variável

renda-variavelA renda variável, como o próprio nome indica, não contem o fator previsibilidade.

Nela você não tem certeza, no ato da aplicação, da remuneração que vai receber nem do prazo de resgate, podendo inclusive, no caso da remuneração, variar tanto para cima como para baixo, ou seja você pode ter uma rentabilidade negativa de vez em quando, de acordo com as expectativas do mercado.

Os ativos mais comuns são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), Commodities (ouro, moeda e outros) e os derivativos (contratos negociados nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e semelhantes).

Essa falta de previsibilidade e principalmente a questão de depender das variações do mercado é que criam a sensação de insegurança em muitos investidores em relação ao mercado de renda variável.

Antes de entrar nesse mercado você tem que estudar direitinho, avaliar o risco ( o risco diminui muito com a informação que você adquire sobre o investimento pretendido).

A boa noticia, é que hoje em dia tem curso e  ferramenta para tudo, invista tempo e dinheiro em aprender a investir, aí você vai saber por exemplo:

Avaliar rapinho os fundamentos de uma empresa pra saber se fica ou não sócio dela.

Saber quais as melhores ações pagadoras de dividendos.

Saber quais são as melhores ações com potencial de alta no mercado.

Todas essas dúvidas você pode resolver rapidinho usando, por exemplo o GUIAINVEST PRÓ.

Não quer saber da Bolsa de Valores?

Esse é um grande erro que a maioria dos pequenos investidores comete, mesmo que você seja bem conservador é importante investir pelo menos uma pequena parte do seu capital em renda variável por dois motivos:

O primeiro deles é que nesse mercado os ganhos são acima da média e aplicando uma parte do seu dinheiro nele você vai aumentar a sua rentabilidade média, puxando-a para cima.

O segundo motivo é que é recomendável diversificar as categorias de investimentos, pois, elas geralmente têm um desempenho inversamente proporcional, ou seja, quando a renda fixa está muito boa, a renda variável está mais ou menos e vice e versa.

Assim, se você participar das duas categorias terá a chance de aumentar a sua rentabilidade média ao longo dos anos e isso será um excelente fermento para ao seu acumulo de capital.

Lembre-se, o pão só com farinha, sem fermento, não cresce.

  1. Investimento Pessoal

investimento-pessoalAqui eu invisto em experiências que me recarregam as energias, que me deixem mais motivada, por exemplo: viagens, passeios junto a natureza, lazer, alimentação saudável e atividade física, porque eu quero me manter bem o máximo de tempo possível, aproveitando  o bom da vida.

Esses investimentos todos me ajudam a manter o meu equilíbrio emocional e esse equilíbrio emocional ajuda a alavancar o meu desempenho profissional, assim gero um circulo virtuoso de alta perfomance e aumento meus lucros.

Cortar totalmente esses itens é um grande erro de quem está precisando economizar.

Você pode diminui-los, espaçá-los, mas cortar é muito perigoso.

Você vai ficar tão desequilibrado, tão chateado, que vai acabar fazendo uma besteira, num impulso e prejudicando muito mais seu plano de organização financeira.

Seja parcimonioso, use seu dinheiro com sabedoria, aprenda a investi-lo que ele nunca vai faltar.

logo03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.