Depoimento Iara Biasia

YesRecentemente, numa conversa em um grupo  que faço parte li um depoimento de Iara Biasia sobre como ela começou a transformar a sua vida a partir do momento que começou a dizer mais sim para as oportunidades que passavam pela sua vida, achei tão bacana e inspirador que pedi a ela que escrevesse um Guest Post (post convidado) para o DesenvolviMentes e ela me mandou o excelente texto que você pode conferir abaixo:

“Depoimento para Desenvolvimentes

Se você está por aqui, é porque está em busca de maior conhecimento na área de finanças e talvez até procurando como construir sua tranquilidade financeira.

Iara BiasiaEu sou Iara Biasia, médica veterinária de animais selvagens, atuo na área há 26 anos e também estou nesta busca. Assim como eu, médicos, dentistas, advogados e vários outros profissionais com quem tenho conversado e que são muito direcionados para carreiras altamente técnicas, percorreram o mesmo caminho. Nos preocupamos em investir todo nosso tempo nos aprofundando na profissão, através de inúmeros cursos, palestras, livros, MBA, qualificações diversas que nos tornaram bons e competentes profissionais.

Chega uma hora, porém, que você percebe que escolheu a profissão correta, é muito feliz no que faz, não tem problemas se precisar trabalhar alguns finais de semana ou feriados, pois encontrou o seu propósito e o seu trabalho se mistura um pouco com sua diversão, pois te traz grande prazer, porém cada vez mais você percebe que o seu retorno financeiro não te traz essa felicidade e muito menos sua tão merecida tranquilidade.

O que será que aconteceu? Se você escolheu a profissão certa, se é feliz no que faz, não seria natural que o retorno financeiro viesse junto? Não é isso que todo mundo diz? Então você se vê em uma lacuna que pode te levar a dois caminhos. Desistir da profissão, em busca de algo que te dizem que é mais rentável ou baixar suas expectativas e se conformar que definitivamente não se relaciona bem com dinheiro, porque você já tentou, já rezou, já jogou a culpa em todo mudo e até já se arriscou em fazer uma fezinha na loteria, vai que dá certo né?

Para mim, as duas escolhas parecem péssimas. Então, que tal criar uma terceira alternativa? Continuar na sua profissão e ter o rendimento que tanto deseja? Parece muito bom, mas como fazer isso?

É o que eu estou descobrindo. Depois de muito investir na carreira, sem o retorno financeiro merecido, parti em busca de novos conhecimentos, porque só culpar a crise, o nosso País e os políticos, já não dava mais. Eu resolvi fazer um curso de Reaprendizagem Criativa, que me ensinou a ser o que eu sempre fui, uma pessoa criativa. Todos nós nascemos naturalmente criativos e quando crianças nos imaginamos sendo o que quisermos, podemos ir para a lua, podemos voar, ser um grande cientista, modelo, empresário, bombeiro, professor, chef de cozinha. Ninguém bloqueia nossa imaginação, podemos resolver todos os problemas do mundo e cada desafio é uma brincadeira nova que nos mantém estimulados, até o momento que nos tornamos adultos e começamos a levar a vida muito a sério, que passamos a dar as respostas comuns e formatadas que todos dão, que passamos a encarar os problemas como obstáculos intransponíveis e que atrapalham nosso dia e que paramos de buscar as soluções e acabamos deixando para lá.

Curso Reaprendizagem Criativa

Criatividade é a capacidade de combinar vários conhecimentos para encontrar uma solução diferente para resolver um problema. A nossa vida é feita de diversos e constantes problemas, que estão ali para serem resolvidos e que nos fazem crescer. Só que quando você olha sempre para a mesma direção, escuta sempre as mesmas coisas, fala com as mesmas pessoas, assiste o que todo mundo assiste na TV, você vai encontrar sempre as mesmas respostas que todo mundo encontra e deixa de se diferenciar, se acomoda e se conforma em se encaixar na média da população e apenas sonhar com o algo a mais.

Este algo a mais, que inicialmente buscamos e depois apenas sonhamos, está lá e só depende de nós mesmos para alcança-lo. A partir do momento que eu comecei a aplicar tudo o que aprendi no curso de Reaprendizagem Criativa, eu comecei a trilhar novos caminhos. Busquei a princípio entender o que estava me incomodando e não estava conseguindo alcançar. Assumi que se eu estava falhando, a responsabilidade era minha e de mais ninguém. Existiam falhas em conhecimentos nessas áreas e eu precisava ir buscar este conhecimento. Com a internet, hoje é muito fácil encontrar soluções para esses problemas. Existem infinitas formas de aprendizado e basta selecionar aquelas que mais se adequem a você. São infinitos conteúdos em reportagens, sites, podcasts, e-book, áudio-books, cursos on line. Quanto mais você busca conhecimento nas áreas onde estão suas falhas, com mais pessoas você vai se deparar, que estão compartilhando informações incríveis. Hoje grandes empreendedores fornecem conteúdo gratuito na internet. Então, a falta de dinheiro já não é mais desculpa.

É preciso passar a dizer sim para as oportunidades que aparecem, porque elas estão passando o tempo todo na sua frente e você não percebe. A cada desafio novo que você passa a dizer sim, um universo novo de oportunidades se abre junto. É preciso deixar de ser expectador e um eterno aprendedor, para virar protagonista e ir na direção de se tornar um empreendedor.

Todo aquele conteúdo que você buscou e absorveu, precisa ser agora praticado. Interaja com as pessoas, entre em discussões de grupos que se alinhem com as suas expectativas, aceite as propostas que você começa a enxergar e que antes você achava que não existiam, simplesmente porque ao primeiro sinal de sair da sua zona de conforto, as respostas eram automáticas, como, sou super ocupado, não posso me comprometer a fazer isso, talvez não leve a nada, vou perder o meu tempo.

oprotunidades 1Quando aparecer alguma proposta na sua frente e pode ter certeza que elas aparecem o tempo todo, diga sim para você mesmo e depois resolva como vai encarar. A partir do momento que você aceitar o desafio e entregar o que prometeu, você se expõe a um número maior de pessoas, você fica estimulado a buscar novas conquistas, você aprende mais e consegue aplicar o que aprendeu em mais áreas e novas portas automaticamente se vão se abrir, pode acreditar. Aprender a usar aplicativos novos, buscar conhecimento na área finanças, de gestão de pessoas, de criatividade, ler assuntos variados. Isso tudo aumenta o seu Repertório e essa talvez seja a palavra mágica que te faz evoluir. Aumentar o repertório significa ter uma infinidade a mais de informações que poderão ser combinadas para resolver de forma diferente qualquer problema. A partir daí você ganha poder de ir em busca do que quiser, porque só depende de você.

Vá em busca de tudo o que deseja, tenho certeza que vai conseguir.”

Iara Biasia

 

5 Comentários


  1. Iara, que sucesso! super bonito o seu depoimento e sua coragem para contar dos seus processos de conhecimento. estamos no mesmo caminho e eu fico honrada por estar ao lado de pessoas tão especiais como vc e Ana! 😉

    Responder

  2. Emocionada com este depoimento Iara! Manter este tipo de conteúdo no nosso grupo nos faz relembrar e vincar nossos reaprendizados. Parabéns pelo depoimento! Parabéns a Ana que nos traz incansavelmente excelentes conteúdos.

    Responder

  3. Rachelle obrigada pelo carinho. Ana super obrigada pela oportunidade de compartilhar minha experiência, e escrever neste blog que eu adoro. Fiquei super honrada. É realmente bom demais nos cercarmos de pessoas com o mesmo mindset e a mesma vontade de crescer.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.