Bolsa de Valores, de onde vem o medo?

Sempre que falo sobre investir em Bolsa de valores fico intrigada com a reação de medo da pessoa que me ouve, geralmente ela faz uma cara assim:medo2

Finalmente entendi essa expressão de medo  ao falar de Bolsa de Valores no dia  que li o conceito de “Aprendizagem tipo queijo suíço“, no excelente livro do Salman Khan (Um mundo uma escola):

No conceito de “Aprendizagem tipo queijo suíço” ele explica que a escola como é hoje e como nós a vivenciamos  trás vários problemas que impactam diretamente no desenvolvimento de uma aprendizagem sólida, são eles:

  • divide as disciplinas em matérias, ou seja divide tudo em unidades independentes, isso cria uma ilusão de que os tópicos são distintos e não relacionados,
  • esses tópicos não são cobertos com a atenção suficiente pois a escola avalia os esforços em desenvolvimento por tempo em vez de domínio do assunto, assim, quando o horário alocado para determinado tópico acaba é o momento de se fazer uma avaliação e seguir em frente.
  • Para passar nessa avaliação não é preciso acertar 100%, com 75% (vaira de escola para escola) se é aprovado  na avaliação e passa-se ao tópico seguinte.
  • Alunos com aproveitamento entre 75% e 100% são considerados alunos bons, recebem boas notas e seguem em frente  mesmo não tendo aprendido o suficiente e pior mesmo não tendo consolidado esse aprendizado.

Queijo suíço

Essa defasagem de 75% para 100% é a responsável por criar os buracos nos conhecimentos adquiridos e sobre esses buracos, novos conhecimentos são assentados, (é aqui que aparece a analogia do queijo suíço) criando assim uma base instável ao conhecimento e deixando a estrutura toda comprometida e insegura.

Dessa insegurança vem o medo.

Foi assim que eu entendi a cara de medo recorrente, afinal, a pessoa aprendeu matemática no estilo queijo suíco, aprendeu  a lidar com o dinheiro no dia-a-dia, de forma empírica e com muita insegurança e eu sugerindo que ela comece a aplicar em bolsa de valores ????

Outra ideia recorrente é a ideia cravada no imaginário coletivo de que bolsa de valores é semelhante a um cassino, não é.

Quem nunca associou bolsa de valores com as imagens abaixo?bolsa4uma confusão de números:

uma confusão de pessoas:bolsa3bolsa2

e por último perda de dinheiro:bolsa1

Não se preocupe, Hollywood se esforçou muito para criar essas imagens na sua cabeça, mas Bolsa de valores é na verdade o lugar onde você pode ir buscar uma maior remuneração para o seu dinheiro, mas como tudo na vida você tem que aprender como funciona antes de usar.

Tem que estudar, escolher uma estratégia implantar aos poucos e ir aprendendo mais e  mais e também ir aplicando esses conhecimentos aprendidos.

Posso te garantir que o esforço pode ser muito bem recompensado caso você realmente se dedique.

Mas para isso, tem que pelo menos, desfazer essa cara de medo e tentar correr atrás de preencher os buracos da nossa educação de queijo suíço.

Eu comecei a estudar e descobri uma ferramenta que tem me ajudado muito a escolher  de forma rápida e mais eficiente as melhores ações no momento para investir.

Essa ferramenta é o GuiaInvest.

Para saber um pouco mais sobre a bolsa e conhecer um método simples e seguro de investir nela assista essa aula gratuita abaixo:

Conheça O Método Simples, Seguro E Comprovado Dos Grandes Investidores Em Ações

Ou leia esse outro post: Como Investir na Bolsa De Valores

Ana Munhoz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.